Diagnóstico de Doenças
Diagnóstico
Diagnóstico é o processo analítico de que se vale o especialista ao exame de uma doença ou de um quadro clinico, para chegar a uma conclusão. Forma-se a partir de sinais e sintomas, histórico clinico, exame clinico, exame físico e de exames complementares.
Um diagnóstico completo contem cinco pontos:
- Diagnostico clinico ou sindrómico é a descrição dos sinais e/ou sintomas;
- Diagnostico etiológico é a descrição da causa, nem sempre conhecido;
- Diagnostico patológico é o resultado do estudo da doença, nem sempre presente;
- Diagnostico topográfico identifica a região do corpo onde há o problema;
- Diagnostico anatómico identifica exatamente o ponto anatómico onde ocorre o problema, nem sempre presente.
Terapêutica
É o tratamento para uma determinada doença. Sendo que diferentes objetivos de tratamento requerem diferentes conceitos. Os métodos inválidos tendem a ser chamados "terapias alternativas".
Processos da Biotecnologia
Os procedimentos fornecidos pela Engenharia Genética têm permitido a resolução de muitos problemas a nível de diagnóstico e terapêutica de doenças do organismo, já tem revelado uma enorme eficácia na aplicação de novas metodologias e na produção de algumas substâncias.
Teste Pré-natal - estes exames diagnósticos testam o feto antes do nascimento para determinar se ele sofre de alguma anomalia, incluindo distúrbios genéticos hereditários ou espontâneos.
Hibridação com sondas específicas de alelo - este procedimento inicia-se com a técnica do PCR (polymerase chain reaction) que baseia-se no processo de replicação de DNA in vitro e em poucas horas sintetiza uma grande quantidade de um fragmento de DNA, pois a alteração ocorre ao nível dos genes e é necessário amplificar a zona a estudar.
https://www.youtube.com/watch?v=Yk2ZqEHkhKk
Deteção de um local de restrição para uma enzima de restrição - este método é usado para diagnosticar mutações pontuais, como ocorre no caso da anemia falciforme.